A photo of a man and a woman from the What is VISP video.

Fazer o Teste De HIV Certo

Os anticorpos evitam o desenvolvimento de infecções. A maioria das vacinas levam a que o organismo produza anticorpos. Se receber uma vacina contra o HIV, o seu organismo pode produzir anticorpos contra o vírus. Os testes de HIV convencionais procuram anticorpos contra o HIV como sinal de infecção. Por esta razão, o seu teste de HIV pode dar um resultado positivo mesmo que não esteja infectado(a) pelo HIV. A isto dá-se o nome de resultado seropositivo induzido por vacina ou VISP (do inglês Vaccine-Induced Seropositive). Isto é também chamado de seroreactividade induzida por vacina ou VISR (do inglês Vaccine-Induced Seroreactive).

Getting the Right HIV Test is availabe in the following languages:

Perguntas frequentes sobre o teste de HIV com VISP

O que é o resultado de um teste VISP?

Os anticorpos ajudam a prevenir a infecção. A maioria das vacinas faz com que o organismo produza anticorpos. Se você participar de um ensaio clínico e receber uma vacina do estudo do HIV, seu corpo poderá produzir anticorpos contra o HIV. No entanto, os testes padrão do HIV buscam anticorpos contra o HIV como um sinal de HIV para pessoas que não receberam anteriormente uma vacina contra o HIV. Se você receber um teste padrão de HIV após receber uma vacina do estudo do HIV, os resultados do teste de HIV poderão ser positivos mesmo que você não tenha HIV. Isso se chama resultado de teste VISP (Soropositividade induzida pela vacina). Isso também pode ser chamado de sororreatividade induzida por vacina (VISR). Para evitar essa confusão, nossas clínicas do estudo usam diferentes tipos de testes de HIV que procuram o vírus em si, não os anticorpos.


Onde posso obter o teste correto para HIV?

Você pode obter o teste de HIV correto na clínica do estudo gratuitamente. Depois de sair do estudo, você pode continuar a ir à clínica do estudo para solicitar o teste de HIV. Mesmo que você não esteja mais próximo da sua clínica do estudo, recomendamos que entre em contato com eles, pois eles ainda poderão ajudá-lo a acessar os testes apropriados. Além disso, o Serviço de Testes VISP (VTS) da HVTN pode ajudá-lo a fazer o teste de HIV na sua região. O teste é gratuito. A obtenção do teste correto evitará um diagnóstico incorreto de HIV. Sua clínica do estudo ou o Serviço de Teste de VISP pode ajudar a fornecer o teste adequado.

A HVTN oferece testes de HIV para participantes que receberam uma vacina de estudo contra o HIV em um estudo financiado pela Divisão de AIDS (DAIDS) do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIAID). Na maioria dos casos, esses testes podem ser realizados na clínica do estudo, mas podem ser organizados por meio do Serviço de Teste de VISP nos casos em que o participante não puder mais ir à clínica do estudo para fazer os testes.  


Por que os testes padrão para HIV não procuram pelo HIV real?

Os testes padrão para HIV que pesquisam anticorpos são rápidos, confiáveis e acessíveis. Os testes que procuram o vírus são caros, exigem mais infraestrutura laboratorial e não são normalmente usados para diagnóstico inicial.


O que é o teste de HIV com “opção de exclusão”?    

O teste de HIV com “opção de exclusão” significa que os testes de HIV podem ser feitos de forma rotineira, a menos que a pessoa se recuse a fazer o teste.


O que é que a “opção de exclusão” de testes significa para mim?

Deve informar o seu profissional de saúde sobre a sua participação num estudo de vacina contra o HIV e recusar fazer o teste de HIV em qualquer outro local que não seja a sua clínica do estudo. Mesmo que o seu profissional de saúde não mencione o teste de HIV, não se esqueça de lhe dizer que não quer ser testado(a) porque está (ou esteve) a participar num estudo de vacina contra o HIV e recebeu a vacina do estudo.


Como posso explicar essa situação ao meu profissional de saúde? 

Se alguém pedir que você faça um teste para HIV ou para colher seu sangue, diga que você participa (ou participou) de um estudo de vacina contra o HIV e que testes específicos devem ser realizados para diagnosticar o HIV. Esses testes podem ser realizados gratuitamente na clínica do estudo ou por meio da Rede de Ensaios de Vacinas contra o HIV (HVTN).

  • Explique que o teste feito fora da HVTN pode dar resultado incorreto de diagnóstico de HIV.
  • Dê ao profissional de saúde as informações de contato do seu coordenador do estudo. Peça ao profissional de saúde para contactar diretamente o centro de investigação ou o Serviço de Testes VISP da HVTN (número gratuito nos EUA: 1.800.327.2932 ou vtn.core.vispcounselor@hvtn.org; África: +27 82 337 0783 ou vtn.visp.ops.sa@hvtn.org; ou América Latina: vtn.visp.ops.la@hvtn.org.
  • Se for necessário, simplesmente diga “não” ao teste de HIV e peça ajuda à clínica do estudo ou à Rede de Ensaios de Vacinas contra o HIV. Teremos prazer em ajudá-lo a resolver sua situação.

Quanto tempo dura o VISP?

Não sabemos. Se você testou VISP positivo, os anticorpos podem desaparecer rapidamente ou podem durar vários anos. Em alguns casos, os participantes continuam a testar VISP positivos por mais de 20 anos. Por esse motivo, os participantes devem permanecer em contato com a HVTN para garantir que os testes adequados sejam realizados no futuro. Esses testes podem ser realizados por meio da clínica do estudo, do Serviço de Teste de VISP ou de um profissional de saúde local em consulta com a HVTN. 


VISP pode passar de uma pessoa para outra?

Na maioria dos casos, não. Se você testou VISP, não poderá passar os anticorpos para outra pessoa beijando ou contato sexual.

Se você está grávida, achamos que pode haver uma chance de você passar os anticorpos da vacina para o seu bebê. Embora não tenha sido demonstrado que isso ocorra com as vacinas do estudo do HIV, sabemos que isso acontece com outras vacinas, como a vacina contra o tétano. Os anticorpos da vacina que as mães passam para seus bebês são temporários e desaparecem com o tempo, e não são prejudiciais ao bebê. A HVTN pode providenciar para que você e seu bebê tenham testes precisos de HIV gratuitamente pelo tempo que for necessário.


Ter VISP pode afetar minha capacidade de doar sangue e/ou órgãos?

A fim de doar sangue ou órgãos, o centro de doação submeterá você a uma triagem usando um teste de anticorpos do HIV. Se você testar positivo para anticorpos do HIV, talvez você não possa doar. Você também pode ser permanentemente banido da doação de sangue mesmo que você não tenha HIV. 


Como um resultado de teste de VISP me afetará?

Se alguém acreditar que você tem HIV, você poderá enfrentar discriminações e/ou outros problemas. Por exemplo, você poderia ter problemas com atendimento médico ou odontológico, emprego, seguro, visto para viagem ou entrada no serviço militar. Você pode não ter permissão de doar sangue ou órgãos. Se estiver grávida, talvez seja necessário explicar a sua situação para evitar receber qualquer tratamento contra o HIV durante a gravidez ou o trabalho de parto.

Se você estiver planejando se candidatar a seguro, emprego ou serviço militar, informe imediatamente a sua clínica do estudo. A companhia de seguros, empregador ou agência militar podem não aceitar os resultados dos testes de HIV da HVTN. No entanto, a HVTN pode trabalhar com eles para garantir que o teste certo seja realizado para mostrar seu verdadeiro status de HIV.


O que acontece se eu me mudar para longe da clínica do estudo onde participei de um estudo de vacina contra o HIV?

No caso de participantes nos EUA, contacte o Serviço de Testes VISP da HVTN através do número 1-800-327-2932 ou envie um e-mail para vtn.core.vispcounselor@hvtn.org. No caso de participantes fora dos EUA, ligue para a sua clínica do estudo e eles poderão ajudá-lo com o teste de HIV.  Se não conseguir contactar ninguém na sua clínica do estudo, envie um e-mail para vtn.visp.ops.sa@hvtn.org se você estiver na África, vtn.visp.ops.la@hvtn.org se você estiver na América Latina, ou vtn.core.vispcounselor@hvtn.org para todos os outros países solicitarem informações sobre o teste de HIV.


Minhas informações serão tratadas com confidencialidade?

Sim. Todas as informações serão armazenadas em um banco de dados seguro de acesso limitado protegido por senha.  O acesso às suas informações será limitado aos conselheiros do VISP da HVTN. Nenhuma informação de identificação relativa ao teste será divulgada a terceiros sem a sua aprovação por escrito, exceto quando exigido por lei.


Quanto tempo demora a divulgação dos resultados dos testes realizados pela HVTN?

Isso pode variar de acordo com a região, mas normalmente leva de 2 a 4 semanas.


Sou elegível para fazer o teste de HIV através da HVTN?

Sim:

  • Você participou de um estudo de vacina preventiva contra o HIV da HIV Vaccine Trials Network (HVTN), do AIDS Vaccine Evaluation Group (AVEG) ou da HIV Network for Prevention Trials (HIVNET), E
  • Você recebeu uma vacina contra o HIV, E
  • Você está disposto a dar seu consentimento para a coleta de sangue e para o teste de HIV.

Se você não tem certeza se recebeu uma vacina contra o HIV, ligue para a sua clínica do estudo ou para o Serviço de Testes VISP da HVTN através do número 1.800.327.2932.

Não:

  • Você tem um diagnóstico confirmado de HIV pelo seu médico, OU
  • Você está atualmente inscrito em um estudo de vacina contra o HIV, OU
  • Como ex-participante de um estudo, você recebeu um placebo.

Se você estiver inscrito atualmente em um estudo de vacina contra o HIV, o teste será fornecido pela clínica do estudo.  Se, por algum motivo, você não puder fazer o teste em sua clínica, você pode entrar em contato com a clínica do estudo ou com o Serviço de Testes VISP da HVTN pelo número gratuito nos EUA: 1.800.327.2932.


E se eu morar fora dos EUA?  Terei acesso ao Serviço de Testes VISP da HVTN?

Se você mora perto da clínica do estudo original, pode entrar em contato com ela para fazer o teste após o estudo. Para mais informações sobre testes na África, entre em contato com vtn.visp.ops.sa@hvtn.org. Para mais informações sobre testes na América Latina, entre em contato com VTN.VISP.Ops.LA@hvtn.org. Para locais que não sejam os EUA, a África e a América Latina, entre em contato com a clínica do estudo ou envie um e-mail para vtn.core.vispcounselor@hvtn.org para solicitar o teste.


Para mais informações sobre como fazer o teste adequado para o HIV:

Entre em contato com o coordenador do estudo na clínica do estudo da vacina contra o HIV ou com o Serviço de Testes VISP da HVTN

EUA: 1.800.327.2932 ou vtn.core.vispcounselor@hvtn.org

África: +27 82 337 0783 ou vtn.visp.ops.sa@hvtn.org

América Latina: vtn.visp.ops.la@hvtn.org

Todos os outros locais: vtn.core.vispcounselor@hvtn.org